quarta-feira, 7 de outubro de 2009

os nossos residuos

o que são resíduos?

Na minha perspectiva resíduo é tudo o que sobra de determinada actividade e que já não tem qualquer utilização para essa actividade. Existem resíduos que ainda podem ter valor comercial, como por exemplo o pó de cortiça, o papel e o cartão, as embalagens de plástico, o vidro, etc. e outros que não têm solução aparente e que muitas vezes são apenas um problema por resolver.
Por outras palavras podemos dizer que resíduos são "lixo". Era por este motivo que o destino de muitos resíduos foi, durante décadas, locais de acumulação que eram na prática autenticas catástrofes ambientais provocadas pelo Homem.

Felizmente nos últimos 15/20 anos a mentalidade começou a mudar e percebeu-se que dentro do "lixo" existiam muitas realidades, muitas delas com interesse económico. Deste modo, muitos dos resíduos são hoje matéria prima.

Mesmo na agricultura isto se verifica, senão vejamos o multiplicar de centrais de compostagem por todo o país.

4 comentários:

  1. Outro ponto vital que ainda acho que não tinha sido focado, a mentalidade!

    Se as mentalidades forem mudadas, sem dúvida que o resto virá atrás, processos, investimento, ideias...

    Foi pena é termos levado tanto tempo a ver o que estavamos a fazer ao nosso mundo!

    ResponderEliminar
  2. Mas, o multiplicar das centrais de compostagem, sibretudo de RSU, não se está a traduzir numa maior utilização do composto por parte dos agricultores. O composto de RSU ainda é relativamente mal visto pelos agricultores.
    Bom post Ricardo. Agora é continuar o trabalho

    ResponderEliminar
  3. Quando vamos a ver caímos sempre no dominio mais dificil: alterar mentalidades...

    E para ajudar, o aspecto económico tem estado sempre ao de cima, como o Professor diz e bem os agricultores não têm aceite muito bem os compostos de RSU's, mas a maior parte das centrais de compostagem de RSU's foram feitas para se receber subsidios e com pouco interesse nos procedimentos.

    ResponderEliminar
  4. E que não só a agricultura mas qualquer atividade passível do uso de resíduos o faça para que haja cada vez mais interesse nessa prática, visto os benefícios que pode gerar e também a redução em gastos, que sem dúvida é o que desperta o interesse de todos.

    ResponderEliminar